Notícias > Menos Pêra Rocha
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Menos Pêra Rocha

O volume de produção nacional de pêra Rocha deverá sofrer uma quebra entre 10 a 30 por cento  na campanha 2012-2013, segundo dados fornecidos por alguns produtores no fim de Maio.
 
A Coopval acredita que se pode atingir um volume de produção normal de pêra, entre 170 a 180 mil toneladas. A Ecofrutas fala numa produção 10 por cento  inferior à do ano passado, «não tão grande como inicialmente prevíamos». A Central de Frutas do Painho aponta para menos 30 por cento e a Frutalvor estima uma queda na pêra de 20 a 30 por cento face a um ano médio e de 10 a 15 por cento  na maçã.
 
Embora ainda não haja dados precisos, os frutos apresentam, em geral, boa qualidade. Também não há registo significativo de pragas ou doenças (nomeadamente de pedrado, que já se tinha verificado nesta data em campanhas anteriores), tirando a possibilidade de ocorrer alguma carepa. 
A previsão de início de colheita é de um ligeiro atraso: meados de Agosto. Noutros países produtores também há quebras significativas, principalmente em Itália (que sofreu fortes geadas), na Bélgica e na Holanda (30 a 40 por cento  menos).
 
Perante este panorama, os produtores nacionais acreditam que a sua fruta pode vir a ser valorizada no mercado, depois de uma campanha marcada por preços baixos. 


Fonte: Frutas Legumes e Flores

 
 
27-06-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares