Notícias > Preços dos alimentos da FAO em mínimos de Setembro de 2010
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Preços dos alimentos da FAO em mínimos de Setembro de 2010

O índice de preços dos alimentos da FAO fixou-se em 201 pontos em Junho, face aos 205 pontos que registou em Maio. Em Fevereiro de 2011 o índice atingiu o seu pico, tendo registado uma descida de 15,4 por cento até Junho de 2012.

"Os preços médios de todos os grupos de produtos do índice ficaram abaixo dos níveis de Maio, com a maior queda registada nos óleos e gorduras", revela o relatório.

As incertezas económicas e as perspectivas de um abastecimento de alimentos geralmente suficiente tem mantido o índice baixo, apesar das preocupações crescentes com o tempo seco terem contribuído para a subida dos preços de algumas culturas no final do mês.

O relatório revela que as más condições climatéricas que se registaram durante este Inverno poderão conduzir a um aumento dos preços de algumas cultura em Julho.

"A FAO também reduziu em mais de 23 milhões de toneladas em relação a Maio a sua previsão para a produção mundial de cereais de 2012, o que provavelmente resultará numa menor acumulação de stocks totais até ao final das temporadas em 2013", continua o relatório.

A nova previsão da FAO para a produção mundial de cereais em 2012 fixa-se em 2.396 milhões de toneladas, o que continua a ser um nível recorde, 2 por cento superior ao registado no ano anterior.

A última avaliação da FAO indica que a situação geral da oferta e da procura em 2012/2013 mantém-se adequada graças ao abundante abastecimento de arroz e à oferta para exportação suficiente de trigo e cereais secundários.

O Índice de Preços dos Alimentos da FAO é uma medida da variação mensal dos preços médios internacionais em relação a um conjunto de 55 produtos alimentares de base.

 

Fonte: Jornal de Notícias

 
 
09-07-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares