Notícias > Comissão prevê subida dos preços nos próximos meses
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Comissão prevê subida dos preços nos próximos meses

Durante os primeiros meses do ano corrente, o preço médio do leite recebido pelos produtores da União Europeia desceu, pela normal tendência sazonal e pela pressão exercida por uma maior oferta, tanto em território comunitário (mais 3 por cento no primeiro trimestre), como no exterior (+10 por cento na Nova Zelândia e +12 por cento na Argentina no primeiro trimestre, +5 por cento na Austrália e +4 por cento nos EUA nos 5 primeiros meses do ano).

Em Maio passado, o preço médio na UE foi de 31,6 cêntimos/kg, cerca de 5 por cento inferior ao do mesmo mês de 2011. Não obstante,uma vez ultrapassado o pico de produção sazonal, o preço volte a aumentar, de acordo com o relatório de situação sobre o mercado lácteo comunitário elaborado pela Comissão Europeia.

No que se refere às margens dos produtores, a descida dos preços no primeiro trimestre do ano provocou a quebra daquelas margens, se bem que as mesmas se hajam mantido acima das dos mesmo período do ano transacto.

Os preços dos produtos lácteos no mercado comunitário desceram a partir do passado mês de Janeiro, chegando ao seu nível mais baixo em finais do mês de Maio. No entanto, em Junho, já apresentaram sinais de recuperação. No mercado internacional, a tendência foi equivalente e as exportações comunitárias aumentaram significativamente, especialmente no que diz respeito ao leite em pó desnatado e ao soro em pó.



Fonte: Agrodigital

 
 
20-07-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares