Notícias > Portugal perde mil produtores de leite por ano
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Portugal perde mil produtores de leite por ano

Portugal tem perdido cerca de "mil produtores de leite por ano", alertou, na Póvoa de Varzim, o presidente da Leicar - Associação Portuguesa de Produtores de Leite e Carne de Entre Douro e Minho. José Oliveira alega que a situação "complicada" pela qual estão a passar os produtores se deve, sobretudo, ao facto de os "custos de produção serem cada vez mais elevados".

Nos últimos meses, o número de produtores que fecham as suas produções estabilizou, porque, "quem fica, absorve o trabalho de quem sai". Ainda assim, José Oliveira mostra-se "muito apreensivo em relação ao futuro" neste sector.

Em primeiro lugar, porque está previsto "um aumento dos cereais a curto prazo, o que implicará "mais um aumento nos custos de produção", algo que os agricultores "não terão capacidade para suportar", frisou José Oliveira.

Para além disso, o leite tem ajudas superiores a outros ramos de actividade agrícola e se se verificar uma "uniformização de ajudas", a partir de 2014, como está previsto, "será o fim desta actividade".José Oliveira lembra que se "não se tomarem medidas urgentes" que favoreçam o sector, a maior parte dos agricultores "vão ter que dar como perdido o seu investimento", o que será "catastrófico".

E o norte de Portugal será "muito prejudicado", porque, actualmente, essa zona do país "representa 55 por cento da produção de leite, quando, há cinco ou seis anos, representava "45 por cento".


Fonte: Agência Lusa

 
 
25-07-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares