Notícias > MAMAOT admite menos fiscalização nos produtos alimentares
  Voltar Imprimir
 

 

 
  MAMAOT admite menos fiscalização nos produtos alimentares

O Ministério da Agricultura admite que há menos fiscalização dos produtos alimentares e reconhece que a razão tem a ver com uma racionalização de recursos. Em nome do Ministério, o diretor-geral de Alimentação e Veterinária, Nuno Vieira Brito, garante que não está em causa a saúde pública, mas reconhece que a fiscalização diminuiu.

A comunicação social avançou que a carne, o peixe, os ovos e o mel não estão a ser fiscalizados e que desde Março não foram recolhidas amostras para analisar estes produtos. Em declarações, Nuno Vieira Brito admite que a optimização de recursos vai afetar a recolha de amostras. O ano passado foram recolhidas 7800 amostras de controlo de qualidade dos alimentos. O diretor-geral de Alimentação e Veterinária sublinha que o plano traçado para este ano não vai ser cumprido a 100 por cento.

«Obviamente que se tivéssemos mais dinheiro poderíamos fazer muito mais, a questão não se coloca nesse sentido, mas sim qual é a utilidade deste plano e aquilo que estamos a fazer do ponto de vista de análises e a focalização em alimentos de maior risco. Estamos a falar em racionalização e em pensar melhor na recolha e nas análises que estamos a fazer», explica.

O diretor-geral da Alimentação e Veterinária diz que a prioridade no controlo vai ser dada aos alimentos em que mais vezes são identificadas contaminações, por exemplo na carne de bovino, aves, cavalo e ovos. Nuno Vieira Brito sublinha que o Plano Nacional de Pesquisa de Resíduos e outras medidas de controlo de qualidade dos alimentos ainda estão a sofrer alterações.

Consensual, garante o diretor-geral de Veterinária, é a diminuição de competências da ASAE nesta matéria. Nuno Vieira Brito garante que tem mantido conversações com o director da ASAE que não se opôs nunca a esta alteração.

 

Fonte: TSF online

 
 
31-07-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares