Notícias > Vendas de vinho do Porto aumentaram no mercado português e internacional
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Vendas de vinho do Porto aumentaram no mercado português e internacional

As vendas de vinho do Porto geraram receitas de 138 milhões de euros no primeiro semestre, mais seis milhões de euros do que no ano passado.

"Num período de contração económica, um aumento nas vendas de vinho do Porto é um sinal francamente positivo para as exportações portuguesas, sobretudo tendo em conta o que representa este produto bandeira", afirmou, em comunicado, o presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral.

Nos primeiros seis meses de 2012, as vendas deste produto aumentaram 4,2 por cento no mercado português e internacional, comparativamente com igual período do ano passado.

O maior crescimento registou-se no Reino Unido, que comprou mais 22,6 por cento que no ano anterior, designadamente 11 milhões de euros, e consolida a sua posição como o quinto maior mercado para o vinho do Porto.

Holanda e Bélgica também contribuíram para o aumento das vendas. Enquanto a Holanda comprou cerca de 18,2 milhões a Bélgica ascendeu aos 15,6 milhões de euros.

Neste período, Portugal comercializou mais 16,6 por cento deste néctar que é produzido na Região Demarcada do Douro, correspondendo a um volume de negócios de 17,8 milhões de euros.

O IVDP anunciou ainda que, neste semestre, também o vinho DOC Douro registou um aumento de vendas, nomeadamente 39 milhões de euros, mais 4,2 por cento que no período homólogo do ano anterior.

De acordo com o instituto público, o maior aumento registou-se em Angola, que se posiciona, assim, no terceiro lugar no mercado desta categoria com um aumento de 65 por cento, num total de dois milhões de euros.

Contrariando a ligeira contração sentida na venda de vinho do Douro em Portugal, também a Alemanha comprou mais 25 por cento de vinho DOC Douro neste primeiro semestre, ascendendo aos 1,9 milhões de euros.

Segundo o IVDP, registou-se um aumento do preço médio na ordem dos 3,9 por cento.

 

Fonte: Económico 

 
 
10-08-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares