Notícias > Comissão Europeia_Reúne-se para discutir aumento de preços de alimentos
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Comissão Europeia_Reúne-se para discutir aumento de preços de alimentos

A Comissão Europeia vai reunir-se esta segunda-feira para debater a subida dos preços dos produtos agrícolas como o milho, por culpa da seca nos EUA, estando também o G-20 a preparar medidas de resposta à situação.

"A direcção-geral de Agricultura vai convocar uma reunião sobre a situação", afirmou o porta-voz da Comissão Europeia Patrizio Fiorilli,numa conferência de imprensa, citado pela agência espanhola EFE. 

O diário britânico Financial Times noticiou que os países do G-20 estão a preparar-se para intervir, como resposta ao aumento dos preços causado pela pior seca nos EUA dos últimos 50 anos e o Julho mais quente desde que há registos.

De acordo com o Financial Times, responsáveis do G-20 vão dialogar numa 'conference call' no final de agosto para discutir a situação e convocar uma reunião para Setembro ou Outubro, o que seria a primeira do Fórum de Reacção Rápida, parte do Sistema de Informação do Mercado Agrícola (SIMA), criado no ano passado a pedido da França e integrado na agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, em inglês).

"A França, que preside actualmente ao SIMA, (...) e os EUA, que tomarão a presidência a 2 de Outubro, permanecem atentos a todos os novos factores que possam justificar uma convocatória do Fórum de Reacção Rápida", disse o Ministério francês da Agricultura.

No mesmo documento, o Governo francês indicou que é necessário ter cuidado para "não tomar medidas susceptíveis de amplificarem os desequilíbrios entre a oferta e a procura".

Na semana passada, a FAO informou que os preços dos alimentos subiram seis por cento em Julho, invertendo uma tendência de queda com três meses, atribuindo a subida aos preços dos cereais e açúcar.

Em comunicado, a FAO indicou que o Índice de Preços, que mede a variação mensal dos preços internacionais de um conjunto de produtos alimentares, registou 213 pontos, mais 12 pontos do que em Junho.

 

Fonte: Lusa/ Jornal de Negócios online

 
 
14-08-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares