Notícias > Produtores de pêra rocha do Oeste esperam quebra de 50% na produção
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Produtores de pêra rocha do Oeste esperam quebra de 50% na produção

A produção de pêra rocha do Oeste deverá conhecer este ano umaquebra de 50 por cento, que terá como consequência o aumento dos preços ao consumidor, anunciou  a Associação Nacional de Produtores de PêraRocha (ANP).

"Vai ser um ano mau em termos de campanha da pêra, cuja produção estimamos que seja 40 a 50 por cento inferior à do ano passado", disse à Lusa o presidente da ANP - Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha.

A redução da pêra prende-se, segundo o mesmo responsável, "com as baixas temperaturas que se fizerem sentir na altura da floração (em abril) e que impediram que as flores se transformassem em frutos".

Ao contrário do ano passado, em que foram colhidas e vendidas 210 mil toneladas de pêra, a colheita deste ano deverá rondar as 100 mil toneladas, tendo como consequência, por um lado, "um aumento do preço de venda do fruto ao consumidor" e, por outro, "a incerteza do produtor sobre se deverá escoar os seus frutos para o mercado nacional ou exportar, porque a quantidade não chagará para satisfazer todos", sustenta Torres Paulo. 

Destinado, em cerca de 50 por cento, ao mercado nacional, a pêra tem entre os principais mercados de exportação o Brasil e a Inglaterra, seguidos de mercados como a França, Holanda, Polónia, Rússia e Norte de Africa, entre outros países.

A colheita da pêra, que deverá arrancar esta semana, gera anualmente 300 mil dias de trabalho sazonal, que este ano serão também reduzidos a metade.

"Num ano em que cada vez mais as pessoas precisam de trabalho, temos
uma oferta muito superior às necessidades dos produtores e não vamos poder proporcionar ocupação a tantas pessoas como em anos mais positivos", lamenta Torres Paulo.

A ANP reúne cerca de 3000 produtores que no conjunto são responsáveis pelo cultivo de 10 mil hectares de pêra rocha na região entre Torres Vedras e Alcobaça.

 

Fonte: Lusa

 
 
14-08-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares