Notícias > Exportações no sector agro-alimentar cresceram 9,5%
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Exportações no sector agro-alimentar cresceram 9,5%

As exportações da indústria agro-alimentar cresceram cerca de 9,5 por cento até junho, sendo cada vez mais as empresas que procuram saídas no estrangeiro para compensar a crise no mercado interno, disse hoje o presidente da Federação do setor.

"A exportação não é o El Dorado, mas é uma saída para a crise do mercado interno", salientou o presidente da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, Jorge Henriques, na apresentação do 12.º Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar (Alimentaria&Horexpo).

Em algumas empresas, as vendas no mercado externo já representam 20 por cento da faturação, acrescentou o presidente da FIPA, sublinhando que a feira deve ser "um instrumento ativo" na promoção e divulgação dos produtos nacionais e servir como plataforma para ligar a Europa aos mercados africanos e latino-americanos.

"É um desígnio que Portugal não traçou há alguns anos, mas que hoje, devido à necessidade está obrigado a cumprir", declarou Jorge Henriques.
O dirigente da FIPA, e presidente da Comissão Organizadora da Alimentaria, salientou que as empresas têm vindo a crescer, sobretudo fora da Europa, mas assinalou que falta dinamizar parcerias: "Acreditamos muito no consórcio de empresas em alguns subsetores".

A organização da feira está otimista e espera mais 150 expositores na edição do próximo ano, chegando às mil empresas. A diretora da área de feiras da FIL, Fátima Vila Maior, destacou que o objetivo é explorar novos mercados que suportem o crescimento das exportações e que tem sido alicerçado até agora nos mercados da saudade e de proximidade.

Na edição de 2013, que decorre entre 14 e 17 de abril, vai ser reforçada a aposta nos compradores estrangeiros (programa de "Hosted Buyers") com enfoque nos mercados emergentes do Eixo Atlântico, Europa e Países de Língua Portuguesa (CPLP). O investimento no certame ascende a 1,5 milhões de euros. 

 

 

Fonte: Expresso

 



 
 
14-09-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares