Notícias > Inflação acelerou para 3,1% em Agosto
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Inflação acelerou para 3,1% em Agosto

O Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação homóloga de 3,1 por cento em Agosto de 2012, o que traduz uma aceleração significativa face à subida homóloga de 2,8 por cento registada em Julho. Entre Julho e Agosto (mês ainda de saldos), a variação mensal dos preços foi, porém, negativa (-0,1 por cento) após uma estagnação entre Junho e Julho.

Já o índice harmonizado dos preços, que permite comparações europeias, subiu 3,2 por cento em Agosto, depois de ter aumentado 2,8 por cento em Julho, ampliando o diferencial face à evolução média dos preços na área do euro de 0,4 para 0,6 pontos percentuais.

“Habitação, água, electricidade e gás” foi a classe de bens e serviços que mais contribuiu para a subida dos preços: estão 10,47 por cento mais altos do que em Agosto de 2011 (em Julho, estavam 10,53% acima). Segue-se as classes dos Transportes (3,8 por cento mais caros do que há um ano), dos Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas (3,27 por cento) e dos Restaurantes e hotéis (5,08 por cento).

Saúde e Vesturário/Calçado foram as classes que deram contribuições negativas para a variação homóloga dos preços.

 

 

Fonte: Jornal de Notícias

 
 
17-09-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares