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  Apenas 28% das marcas portuguesas são relevantes

Um novo estudo revela que apenas 28 por cento das marcas portuguesas são relevantes, ou seja 72 por cento das marcas poderiam desaparecer sem a maioria dos consumidores sentir a sua falta. Segundo o mesmo estudo, as dez marcas melhor cotadas pelos portugueses são a Compal, o Continente, a Danone, a Delta, a Google, a Microsoft, a Mimosa, a Nestlé, a Nívea e o Pingo Doce.

O Estudo Meaningful Brands da Havas Media relaciona, pela primeira vez, o valor percebido das marcas com o seu contributo para o bem-estar individual e colectivo, e explora o papel de transformação que as marcas podem assumir na sociedade.

Os resultados portugueses do Meaningful Brands sugerem algum cepticismo por parte dos consumidores em relação às marcas, uma vez que a maioria (58 por cento) afirma que as empresas estão a tentar ser social e ambientalmente responsáveis por uma questão de imagem. De todos os inquiridos, menos de metade (42 por cento) considera que as grandes empresas estão a desenvolver um esforço sério nestas áreas e apenas um quarto (27 por cento) pensa que estas comunicam honestamente os seus compromissos e iniciativas ambientais e sociais.

As marcas no top 10 de relevância em Portugal caracterizam-se por assentarem a sua proposta de valor na combinação de três componentes: outputs (benefícios associados ao produto), personal outcomes (contributo para o bem estar individual, ao nível físico, financeiro, organizacional, intelectual, social, emocional e natural) e collective outcomes (contributo para o bem estar da comunidade, ambiente, sociedade, economia e mercado de trabalho).

O sector melhor valorizado quanto à sua relevância é o de Alimentação & Bebidas, logo seguido do de Retalho, ambos com grande protagonismo ou visibilidade na vida quotidiana dos consumidores. No pólo oposto, encontramos sectores como o Financeiro ou Energético, onde a relação com os consumidores é de natureza mais funcional e com menor envolvimento.


Fonte: I online

 
 
20-09-2012
       
 
   
 
 
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