Notícias > Portugal e Espanha_Unidos na crise do leite
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Portugal e Espanha_Unidos na crise do leite

No conselho europeu de Agricultura, realizado ontem e hoje, os ministros ibéricos pediram medidas de apoio para setor do leite que sofre com a queda nos preços de produção, ao mesmo tempo que enfrenta aumentos nos custos. Portugal e Espanha classificam a situação de "alarmante". Numa missiva conjunta, os dois países declaram o momento para o setor de "muito complicado" devido à queda nos preços na origem e ao aumento dos custos de produção.

Na sexta-feira, 21 de Setembro, Assunção Cristas, ministra da Agricultura, tinha garantido que o problema do sector iria ser levado a Bruxelas. "Segunda-feira estarei em Bruxelas, juntamente com Espanha e com outros países, numa iniciativa nossa de agendas no conselho de ministros um ponto sobre a questão do leite, para tentar que sejam dadas ajudas específicas, numa altura em que os custos de produção aumentaram muito, em virtude da seca mundial, e onde há dificuldades grandes", declarou sexta-feira, à saída da Agrovouga, em Aveiro.

Os jornais espanhóis avançam com o comunicado conjunto, onde as duas delegações declaram a situação "alarmante".É que a descida dos preços na produção está a ser acompanhada com um agravamento dos custos dos produtores, nomeadamente ao nível da ração animal ou dos combustíveis. Portugal reportou uma queda nos preços da produção de 9,3 por cento, enquanto Espanha indica uma descida de 10 por cento, fixando o preço do leite, respectivamente, em 29,10 cêntimos por quilo e 29,32 cêntimos por quilo.

Face à "grande preocupação", os dois ministros ibéricos, Assunção Cristas e o homólogo espanhol Miguel Arias Cañete, solicitam a Bruxelas que sejam "exploradas todas as possibilidades" para se tomar medidas urgentes permitidas pela organização comum de mercado (OCM). A "Europa Press" avança que entre as opções que os dois países defendem está a possibilidade de se reintroduzir temporariamente as restituições à exportação, a revisão dos preços de referência com que se activa a intervenção e a activação de ajudas para a armazenagem de manteiga e leite em pó desnatado. No comunicado, os dois países defendem ajudas directas ao sector e medidas extraordinárias.

 

 

Fonte: Jornal de Negócios

 
 
25-09-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares