Notícias > UE_Colheita de cereais com uma quebra de seis milhões de toneladas
  Voltar Imprimir
 

 

 
  UE_Colheita de cereais com uma quebra de seis milhões de toneladas

O Copa-Cogeca prevê que a colheita de cereais da campanha de comercialização 2012/2013 seja cerca de 2,2 por cento inferior à anterior.

Estas campanhas, na União Europeia (UE) deram-se três cenários. Os países do Sul, como Portugal e Espanha, foram afectados pela seca e as geadas atingiram outros Estados-membros. Já no centro da Europa as condições forma favoráveis.

As superfícies destruídas foram replantadas com variedades de cereais de baixo rendimento, apesar da área de milho ter aumentado, a produção reduziu devido às más condições meteorológicas.

A colheita de cereais não diminuiu apenas na UE mas também em países terceiros, como os Estados Unidos e a Rússia.

O Copa-Cogeca estima uma colheita de 280.528 milhões de toneladas,um valor inferior cerca de dois milhões de toneladas que as previsões avançadas em Junho e seis milhões inferior à campanha passada.

A organização prevê resultados menores em relação ao período anterior no que diz respeito ao trigo branco, com um total de 126 milhões de toneladas; para o milho, 60,9 milhões; triticale, 9,6 milhões, ou seja, reduções de menos 2,3 por cento; menos 10, 4 e menos 4,6 por cento, respectivamente, enquanto espera maiores resultados para o trigo duro, de 8,3 milhões de toneladas; para a cevada o total de 52,7 milhões; centeio, 8,9 e para a aveia um total de 8,2 milhões de toneladas.

No caso da colheita em Espanha, as previsões avançadas pelo Copa-Cogeca melhoraram em 1,1 milhões de toneladas em relação às de Junho, apesar de uma baixa de 4,5 milhões de toneladas frente à campanha anterior.

As produções previstas são mais em comparação a 2011 para todo o tipo de cereais, à excepção do milho, com uma colheita de 4,6 milhões de toneladas de trigo branco; 473 mil de trigo duro; seis milhões de cevada e 661 mil toneladas de aveia.

 

Fonte: Agrodigital/ CONFAGRI 

 
 
03-10-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares