Notícias > China_Procura de carne de porco influência cada vez mais os preços mundiais
  Voltar Imprimir
 

 

 
  China_Procura de carne de porco influência cada vez mais os preços mundiais

O peso da China no setor suíno mundial é cada vez mais importante, pelo que as flutuações da sua procura têm muita influência no equilíbrio do mercado internacional e, portanto, nos preços, de acordo com um recente estudo publicado pelo Rabobank.

O crescente consumo de carne de porco na China acompanha um galopante crescimento dos censos de porcas e de industrialização do setor.O Rabobank prevê que se podem considerar dois cenários: que China se torne auto-suficiente em milho ou que aumente as suas importações.

A primeira opção poderia dar-se no caso da China aumentar os seus rendimentos na produção de milho e tornar o seu rácio de conversão de ração para carne de porco para níveis próximos dos EUA. No entanto, além destas melhorias na produção, o setor suíno chinês também tem que enfrentar outros problemas, como a sanidade animal, a segurança alimentar, a logística, e a falta de uma cadeia de frio.

A outra opção é continuar a ser importador de milho e concentrar-se na produção de carne de porco. Se continuar no actual ritmo, a China necessitará de importar 20 milhões de toneladas de milho por ano a partir de 2017.

Segundo o Rabobank, o mais provável é que a curto prazo, a China continue a ser importador de milho e de carne de porco, já que o país se encontra actualmente numa fase de transição das pequenas explorações familiares ou de autoconsumo para explorações mais industrializadas. Além disso, embora tanto explorações como industrias de carnes se estejam a modernizar, existe uma falta de coordenação entre os dois sectores.

A China tem vindo a importar 400.000 toneladas de carne de porco por ano num mercado mundial em que o comércio é inferior a 7 milhões de toneladas por ano.

 

Fonte: Agrodigital

 
 
09-10-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares