Notícias > Cooperativa de Felgueiras investe 600 mil euros em armazéns de kiwi
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Cooperativa de Felgueiras investe 600 mil euros em armazéns de kiwi

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras vai investir 600 mil euros na triplicação da capacidade de armazenamento de kiwi para corresponder ao crescimento da produção e da exportação, disse à Lusa um director da instituição.

Rui Pinto explicou que, já este ano, a capacidade de armazenamento em câmaras frigoríficas vai aumentar das actuais 800 toneladas para cerca de 1.200, um crescimento ainda assim insuficiente para satisfazer as necessidades de cerca de 80 produtores.

Lembrando que Felgueiras já é uma das cinco grandes plataformas de produção de armazenamento de kiwi em Portugal, o responsável adiantou que nos próximos anos a capacidade de armazenamento vai ser alargada até ultrapassar as duas mil toneladas.

Para o director da Cooperativa Agrícola de Felgueiras (CAF), «o potencial de crescimento do sector em Felgueiras é enorme», graças à aposta na exportação. Em 2011, a instituição escoou cerca de 1.250 toneladas, 95 por cento das quais para exportação.

Projectando o aumento da exportação, está prevista para os próximos anos a entrada em produção de novos pomares, apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), que arrancaram ou estarão para arrancar, aumentando de forma significativa a produção total deste fruto.

«Nós produzimos nesta região o melhor kiwi do mundo», considerou, explicando o aumento da procura externa. À cooperativa, chega kiwi produzido em Felgueiras, Amarante, Lousada, Guimarães, Fafe, Famalicão e Celorico de Basto.

O conjunto dos associados desta instituição ligados à produção de kiwi já ultrapassa os 300 hectares, 200 dos quais em território de Felgueiras.

A campanha de kiwi de 2012 vai iniciar-se na última semana de Outubro, antecipando ligeiramente o período habitual para satisfazer as necessidades crescentes do mercado, sobretudo o europeu, explicou o responsável.

Na zona de Felgueiras, incluindo concelhos limítrofes, a produção do fruto deve diminuir ligeiramente face a 2011 devido a uma bactéria que afectou o fruto. Contudo, se as previsões se confirmarem, deverão dar entrada, nas próximas semanas, nos armazéns da Cooperativa Agrícola de Felgueiras, mais de 1.100 toneladas de kiwi.

 

Fonte: Lusa


 
 
12-10-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares