Notícias > Tomate_Industrias empenhadas para dar vazão à excelente campanha
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Tomate_Industrias empenhadas para dar vazão à excelente campanha

As fábricas das dez empresas transformadoras de tomate instaladas em Portugal entre o Ribatejo e o Alentejo «estão a laborar a 100 por cento, 24 horas por dia e sete dias por semana» para conseguirem dar vazão à «excepcional campanha que ainda está a decorrer».

As estimativas apontam para um total de 13 toneladas. «O rendimento por hectare, este ano, ronda as 100 toneladas de tomate quando as previsões constantes dos contratos com os agricultores apontavam para uma média de 85 a 90 toneladas por hectare», refere o secretário-geral da Associação dos Industriais de à Vida Económica.

As condições climatéricas que se registaram entre a cultura e a apanha do tomate justificam a qualidade do fruto e a produtividade agrícola deste ano.

Certo é que os cerca de 280 produtores deste sector, que exporta 95 por cento do produto para 42 países, estão receosos com o que os espera no futuro. Temem que, com a redução de ajudas da nova política agrícola comum (PAC) para 2014-2020, o negócio deixe por completo de ser rentável, levando ao progressivo abandono da actividade.



Fonte: Vida Económica

 
 
18-10-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares