Notícias > Volatilidade ligada à falta de transparência do mercado
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Volatilidade ligada à falta de transparência do mercado

Os Ministros da Agricultura de uma vintena de países realizaram uma reunião de acompanhamento sobre a volatilidade dos preços das matérias-primas alimentares, enquadrada na comemoração do Dia Mundial da Alimentação, que teve lugar na sede da FAO, em Roma.
 
Como solução, o ministro espanhol Miguel Arias Cañete propôs uma maior regulação dos mercados das commodities agrícolas e a constituição de reservas alimentares análogas às reservas energéticas que alguns países possuem e que se baseiam no compromisso dos produtores de colocar à disposição das autoridades determinados volumes de produto perante a eventualidade de uma crise. 
 
Outros dos responsáveis presentes enfatizaram a necessidade de uma maiores regulação e controlo sobre as reservas privadas, assim como aumento dos mecanismos de financiamento local para os pequenos agricultores e o fortalecimento da colaboração com o sector privado.
 
Os representantes governamentais concordaram em ligar a volatilidade dos preços com a falta de transparência nos mercados alimentares e nos mercados de futuros. A falta de informação leva a situações de pânico e a decisões irracionais entre os operadores que intervêm no mercado. 
 
Por isso, é necessário reforçar a cooperação, reforçar a transferência de informação adequada e actualizada sobre a oferta e a procura demanda de alimentos, e reforçar o Sistema de Informação sobre Mercados Agrícolas (AMIS), lançado pelo G-20 há dois anos.

 
Fonte: Agrodigital
 
 
22-10-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares