Notícias > Trigo_Subida de preços
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Trigo_Subida de preços

Os rumores de que a Ucrânia vai proibir as exportações de trigo a partir de 15 de novembro estão a fazer subir os preços deste cereal. Na semana passada os mercados europeus de Londres e Paris, assim como a bolsa de Chicago fecharam os contratos de futuros com subidas entre 1 e 2 por cento.

Em setembro passado o ministro da agricultura ucraniano manifestou a sua intenção de limitar as exportações de cereais a 19,4 milhões de toneladas, das quais 4 milhões seriam de trigo. Este número parece ter aumentado nos últimos dias para 5 milhões. Nos primeiros dias de outubro a Ucrânia já tinha exportado 3 milhões e era previsível que exportasse mais 2 milhões até ao final do mês.

O ministério ucraniano da agricultura não desmentiu os rumores sobre a proibição, mas já avisou que se está a chegar ao máximo do superávite exportável. 

Na Rússia também se fala num possível encerramento do mercado às exportações. Os últimos números da colheita de trigo, com 99 por cento das searas ceifadas, são de 39,5 milhões de toneladas, menos 32 por cento que a campanha passada, mas ainda assim são mais 1,5 milhões de toneladas do que as previsões do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América.

 

Fonte: Vida Rural

 
 
24-10-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares