Notícias > Azeitona_Previsão de 20% de quebra na produção
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Azeitona_Previsão de 20% de quebra na produção

A campanha da apanha da azeitona já começou na região de Trás-os-Montes e é marcada por uma quebra significativa na produção. O presidente da Associação de Olivicultores de Trás-os-Montes e Alto Douro garante que a qualidade se mantém, mas em termos de quantidade a redução atinge os 20 por cento em relação ao ano passado.

"Em termos de qualidade vai ser um ano muito interessante. Em termos de quantidade estimamos uma quebra que começou em Maio com calores elevados. Contamos ter uma descida muito significativa da produção", realça António Branco. O responsável defende uma nova estratégia ao nível da comercialização do azeite. O objectivo é que o preço faça jus aos prémios mundiais que o ouro transmontano conquista ano após ano.

"Este é um ano atípico, houve um aumento do preço tendo em conta as previsões de menor quantidade, já há uma grande descida neste momento. No entanto, mesmo que haja uma subida na ordem dos 20 por cento isso não é suficiente, porque azeite que nós produzidos deveria ser produzido a um preço que valorizasse a sua qualidade e isso não acontece", acrescenta António Branco.  O presidente da Associação de Olivicultores considera, ainda, que a folha da oliveira deveria ser classificada como um sub produto e não como um resíduo, o que encarece os custos dos lagares.



Fonte: Portal do Azeite 

 
 
25-10-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares