Notícias > INE_Actividade das Empresas Agrícolas em Portugal
  Voltar Imprimir
 

 

 
  INE_Actividade das Empresas Agrícolas em Portugal

O Instituto Nacional de Estatística divulgou em Setembro de 2012, informação relativa à actividade das empresas agrícolas em Portugal 2004-2010, denominado, "Empresas agrícolas: o futuro da agricultura portuguesa?".

O INE divulga, pela primeira, a informação sobre as empresas agrícolas a fazer parte do ciclo de produção corrente das estatísticas das empresas, indicando que as 43.972 empresas da actividade agrícola representavam, em 2010, 3,8 por cento das empresas não financeiras, empregavam 2,1 por cento do total das pessoas ao serviço, e contribuíram com 1 por cento para o valor acrescentado por cada unidade produzida (VABpm) gerado no sector empresarial não financeiro.

O baixo valor acrescentado bruto gerado, o elevado peso dos subsídios, a maior dispersão geográfica e uma taxa de sobrevivência ao fim de 2 anos superior à registada no total do sector não financeiro, constituem as principais particularidades deste segmento empresarial.

De acordo com os dados do Recenseamento Agrícola 2009 (RA 09), as empresas agrícolas geraram, em média, um valor de produção padrão total na ordem dos 91 mil euros, seis vezes superior ao registado no total das explorações agrícolas, explorando uma área média de SAU de 63 hectares, 12 hectares no total das explorações agrícolas.

 Apresentaram uma produtividade, medida em VPPT/UTA, quatro vezes superior à média das explorações recenseadas. De referir que no caso das sociedades, estes indicadores atingem níveis comparáveis com as explorações agrícolas dos países com agriculturas mais competitivas.

A orientação técnico-económica das empresas de maior dimensão económica está relacionada com a produção animal, com especialização em herbívoros e granívoros.

 

Para mais informações clique aqui.

 

Fonte: INE/ CONFAGRI

 
 
26-10-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares