Notícias > Produtores de leite açorianos reclamam ajuda estrutural
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Produtores de leite açorianos reclamam ajuda estrutural

O reforço da ajuda ao setor leiteiro anunciado pela ministra da Agricultura Assunção Cristas não deve incluir as regiões autónomas e está a gerar descontentamento por parte dos produtores açorianos.

O presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, revelou que “os mais de seis milhões de euros de ajuda específica aos produtores leiteiros previstos até final de 2013” vão deixar de fora os insulares, isto apesar de “os Açores terem as mesmas necessidades, ou até mais, que os produtores de leite do continente em termos de ajudas”.

Jorge Rita adiantou que era importante a criação de uma ajuda estrutural, e não conjuntural, em que “o preço pago à produção por litro de leite fosse obtido através de uma formulação na qual se soubesse o que custa produzir cada litro de leite e, nessa fase, fosse definido um rendimento digno para o agricultor poder sobreviver, podendo ter algum lucro”, esclareceu este dirigente.

As dificuldades do setor na região estão relacionadas com o forte aumento dos custos de produção, rações, cereais e combustíveis, com um impacto muito negativo nas produções regionais.



Fonte: Vida Rural

 
 
02-11-2012
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares