Notícias > Exportações de trigo na UE duplicaram nos últimos três meses
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Exportações de trigo na UE duplicaram nos últimos três meses

As exportações de trigo da União Europeia duplicaram nos últimos três meses e as dos Estados Unidos aumentaram cerca de 38 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Segundo a Bloomberg, este ritmo de vendas é muito superior ao registado nos últimos seis anos, com as existências mundiais a registarem os resultados mais baixos dos últimos cinco anos a 30 de Junho, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

 

Esta crescente e rápida procura também alterou o ranking dos principais países importadores. O Egipto deixou de encabeçar a lista para dar lugar à China, país que pode triplicar as suas compras esta campanha, tal como o Brasil e os Estados Unidos que cresceram surpreendentemente neste sentido.

 

Para a União Europeia, o segundo exportador a nível mundial, prevê-se que venha a atingir em 2013/2014 o terceiro maior recorde de exportação com 23 milhões de toneladas, graças à frança, que lidera as vendas para o exterior, em especial par ao mercado egípcio. A Roménia também se converteu num importante fornecedor deste país africano, pelo que se espera que envie 800 mil toneladas, segundo as estimativas da USDA

 

Pelo contrário, no Reino Unido as importações e trigo em 2013/2014 seguem ao um ritmo mais acelerado registado desde há 22 anos. A campanha de 2011/2012 foi desastrosa para os britânicos devido às perdas sofridas no Inverno e também pela seca. Na campanha seguinte, o país cultivou apenas de 75 por cento do previsto. Em consequência, no passado mês de Julho, o primeiro da campanha de comercialização de 2013/2014 o Reino Unido já tinha importado quase 330 mil toneladas de trigo.

 

Fonte: Agrodigital

 
 
23-09-2013
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares