Notícias > Portugal com saldo positivo entre exportações e importações
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Portugal com saldo positivo entre exportações e importações

O excedente nas contas externas da economia portuguesa cresceu para 3.727 milhões de euros entre Janeiro e Agosto, tendo o saldo entre exportações e importações sido positivo em 1.163 milhões de euros, de acordo com o Banco de Portugal.

No boletim estatístico publicado, a instituição liderada por Carlos Costa dá conta que o saldo entre a importação e exportações de bens é ainda negativa em 4.198 milhões de euros, ou seja, a economia gasta mais a importar bens do que ganha a exportá-los.

Já a balança de serviços é claramente positivo para a economia portuguesa, com um resultado de 6.534 milhões de euros, que dá o maior contributo para o resultado da balança comercial nos primeiros oito meses do ano.

O resultado da balança comercial acaba por ser positivo em 1.163 milhões de euros, incluindo nestas contas necessariamente outras componentes como a balança de rendimentos e as transferências correntes, sendo que no mesmo período de 2012 o resultado era negativo em 1.728 milhões de euros.

Somando a balança de capital, o excedente externo da economia portuguesa entre Janeiro e Agosto atinge os 3.727 milhões de euros, valor que compara com um outro também positivo, embora em valores bastante inferiores, registado no período de Janeiro a Agosto de 2012, que foi de 755 milhões de euros.

Fonte: Lusa; SOL

 
 
21-10-2013
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares