Notícias > Conselho Oleícola Internacional sobe previsões para produção mundial de azeite
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Conselho Oleícola Internacional sobe previsões para produção mundial de azeite

O Conselho Oleícola Internacional (COI) aumentou em 20 mil toneladas as suas estimativas de Outubro para a produção mundial de azeite, em comparação com os dados de Setembro, prevendo uma produção mundial de 3,2 milhões de toneladas.

Este aumento das estimativas é consequência de melhores colheitas aguardadas nos grandes países produtores. Em Espanha, prevê-se uma produção de 1,5 milhões e toneladas, tal como na Itália, onde as perspectivas aumentaram, atingindo um total de 500 mil toneladas.

Pelo contrário, na Grécia, devido à seca que durante o Verão se fez sentir, prevê-se uma importante redução da produção, até 230 mil toneladas. Nos restantes países da União Europeia, aguarda-se 76.200 toneladas para Portugal, 5.600 no Chipre, cinco mil na França e quatro mil na Croácia.

Nos países do norte de África a situação é variada, mas permanecem as previsões de Setembro. Para a Turquia e Tunísia prevê-se uma quebra da produção, com menos 180 e 80 mil toneladas, respectivamente, enquanto espera-se um aumento para Marrocos, com um total de 120 mil toneladas.

As exportações de azeite a nível global na campanha de 2013/2014 podem exceder as 750 mil toneladas, das quais, cerca de 70 por cento são procedentes da União Europeia, em especial de Espanha e Itália.

As importações situaram-se nas 770 mil toneladas, sendo que o consumo previsto para esta campanha é semelhante ao período anterior e ronda um total de três milhões de toneladas.

Fonte: Agrodigital

 
 
11-11-2013
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares