Notícias > INE confirma saída da recessão com crescimento de 0,2 por cento do PIB
  Voltar Imprimir
 

 

 
  INE confirma saída da recessão com crescimento de 0,2 por cento do PIB

A economia portuguesa expandiu-se 0,2 por cento no terceiro trimestre de 2013, acelerando face aos 0,1 por cento verificados no trimestre precedente, revelou a estimativa rápida divulgada esta quinta-feira pelo INE.

De acordo com o resumo do relatório co as Contas Nacionais Trimestrais, o Produto Interno Bruto (PIB) registou, em termos homólogos, uma diminuição de 1,0 por cento em volume no terceiro trimestre de 2013, após uma variação de -2,0 por cento observada no 2º trimestre.

Comparativamente com o trimestre anterior, o PIB aumentou 0,2 pontos em volume, variação de 1,1 por cento no 2º trimestre. Com estes dados, a economia portuguesa soma  dois trimestres consecutivos com desempenho positivo, o que confirma a saída de recessão, pelo menos na perspectiva técnica.

A procura interna apresentou um contributo menos negativo para a variação homóloga do PIB, «devido sobretudo à diminuição menos acentuada das Despesas de Consumo Final das Famílias Residentes. Em sentido oposto, o contributo da procura externa líquida diminuiu, refletindo principalmente a aceleração das Importações de Bens e Serviços», detalha o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Fonte: Dinheirodigital

 
 
14-11-2013
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares