Notícias > Aumento de área cultivada impulsiona produção de milho
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Aumento de área cultivada impulsiona produção de milho

A colheita dos milhos de regadio iniciou-se com atraso face ao normal, e tem decorrido com algumas dificuldades, resultantes sobretudo do estado de encharcamento dos terrenos onde se encontram instalados, obrigando em muitos casos à utilização de rastos nas ceifeiras-debulhadoras. As colheitas efectuadas antes das chuvadas e dos ventos fortes deste mês apresentaram produtividades superiores às alcançadas na campanha passada. No entanto, estas condições climatéricas poderão ter contribuído para a diminuição global do rendimento unitário, dado que originaram a quebra de muitas plantas, dificultando ou impossibilitando a colheita das espigas. Assim, prevê-se que a produtividade se mantenha ao nível de 2012, o que conduzirá a um aumento de produção de 10%, em resultado exclusivamente do aumento da área semeada. Nos milhos de sequeiro, a produção deverá registar um aumento de 5% face a 2012.

A produção total de milho prevista (932 mil toneladas) é uma das maiores das últimas décadas, apenas superada pela produção de 1998 (981 mil toneladas, mas com uma área 2/3 superior à actualmente cultivada).

Em termos de comercialização, a atenção do sector mantém-se centrada na volatilidade do preço deste cereal nos mercados internacionais, que no período de um ano baixou cerca de 45%.

Fonte: Previsões Agrícolas do INE

 
 
21-11-2013
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares