Notícias > Preços dos cereais mantêm-se acima das médias históricas
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Preços dos cereais mantêm-se acima das médias históricas

As perspectivas a médio prazo do mercado dos cereais na União Europeia estão caracterizadas por condições de ajustamento de mercado, baixas das existências e preços acima das médias históricas.

Segundo a informação de Previsões de mercados agrícolas a médio prazo para 2013-2023 da Comissão Europeia, para 2013 prevê-se uma oferta de 316 milhões de toneladas, o que supõe um pequeno crescimento devido ao aumento dos rendimentos, apesar de apenas mais 0,6 por cento, e a uma maior utilização interna dos cereais no mercado comunitário como consequência do crescimento da procura para a produção de etanol.

Espera-se também um aumento por cada tipo de cereal, em especial um aumento significativo para o milho de 18 por cento e para o trigo de 41 por cento, à custa da redução na produção de outros cereais. A crescente procura de arroz vai diminuir a auto-suficiência comunitária para 64 por cento.

No caso das oleaginosas, prevê-se também uma subida moderada da oferta, devido a um certo aumento dos rendimentos. Estima-se que o uso interno das oleaginosas venha a crescer em resposta à procura para a produção de biodiesel e alimentação animal, já que o consumo para alimentação humana mantém-se constante.

Fonte: Agrodigital

 
 
15-01-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares