Notícias > Embargo russo à carne de suíno europeia
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Embargo russo à carne de suíno europeia

A Comissão Europeia, após terem sido detectados dois casos do vírus da Febre Suína Africana (FSA) em dois javalis na Lituânia, adoptou uma decisão de salvaguarda confirmando a demarcação da área infectada.

Estas medidas de salvaguarda estão ligadas à criação de uma equipe de peritos da Comissão, a Equipe de Emergência Veterinária da Comunidade Europeia, que em junção com o Laboratório de referência da União Europeia (UE) para a FSA, apoiará as autoridades veterinárias lituanas na aplicação das medidas de controlo e restrições nessa área infectada.

Independentemente de todas as medidas accionadas a Rússia suspendeu todas as importações de carne de suínos europeus, não só Lituanos, estando o embargo, de momento, em vigor para todos os Estados-membros. 

 

Esta é uma medida considerada claramente desproporcionada pois, tal como refere o Comissário para a Saúde, Tonio Borg, «as medidas tomadas por parte da UE correspondem às normas internacionais. As autoridades Russas devem tomar em conta todas as provas que lhes são apresentadas, incluindo os resultados das inspecções no local».

 

Fonte: CONFAGRI

 
 
14-02-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares