Notícias > Produção e consumo de carne de aves na UE em crescimento
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Produção e consumo de carne de aves na UE em crescimento

A carne de aves continua a ser o sector mais dinâmico no mercado comunitários das carnes, com uma produção e consumo que não deixa de aumentar desde 2007, apesar do crescimento demorado registado nos últimos anos.

Dentro da União Europeia (UE), destaca-se os aumentos de produção na Alemanha e na Polónia em 2013, com mais dois e oito por cento, respectivamente, em relação a 2012. A produção poderia continuar a crescer a curto prazo, mas de uma forma mais modesta, já que a carne de bovino e de porco começam a recuperar de um período de pouca oferta, segundo a informação “Previsões a curto prazo das produções agrícolas e pecuárias da UE», publicada pela Comissão Europeia.

Tendo em conta ao preço competitivo do frango frente a outras carnes e também devido ao fraco contexto económico, o consumo de carne de ave também deveria crescer. Em 2013, a UE foi um forte exportador de carne de ave me mais de 500 mil toneladas, apesar da decisão comunitária de reduzir a zero as restituições.

Os envios para a Arábia Saudita e África do Sul cresceram, representando 23 por cento do total das exportações em 2013 frente aos 21 por cento em 2012. Pelo contrário, as exportações para a Rússia diminuiriam em consequência da decisão russa em melhorar a sua auto-suficiência, verificando-se ainda uma redução nas exportações para a Ucrânia e Bielorrússia. No total, as exportações comunitárias em 2013 desceram cerca de um por cento em relação a 2012.

Após dois anos de aumento das importações, em 2013 deu-se uma descida de seis por cento devido, às quebras de envios procedentes da América do Sul. No que diz respeito aos preços ao produtor, estes seguem a mesma linha dos preços da alimentação animal, permanecendo superiores aos de 2012 até Agosto, mês que atingiu um recorde de 200 euros pro cada 100 quilos, vindo a descer mas mantendo-se cerca de dois por cento acima dos preços de 2012.

 

Fonte: Agrodigital

 
 
06-03-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares