Notícias > Boas perspectivas para a campanha 2014/2015 de oleaginosas e proteaginosas na UE-28
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Boas perspectivas para a campanha 2014/2015 de oleaginosas e proteaginosas na UE-28

O Copa-Cogeca publicou novas estimativas para a campanha 2014/2015 de oleaginosas e proteaginosas na União Europeia dos 28 (UE-28), que revelam perspectivas de mercado positivas e uma boa cultura de Inverno.

Estes valores foram obtidos após a reunião de trabalho “Oleaginosas e proteaginosas”, durante a qual, muitos Estados-membros revelaram confiança param as culturas, devido a um Inverno ameno e boas plantações de Inverno.

Apesar de a campanha ainda estar a decorrer, as culturas apresentam boas condições, pelo que o Copa-Cogeca prevê boas colheitas para 2014, em particular para a produção de colza na UE-28, de cerca de 21 milhões de toneladas, com um aumento de 1,7 por cento da superfície, frente ao ano passado. Resta esperar que os produtores da UE obtenham bons resultados e, por conseguinte, aliviando assim as consequências de uma quebra da produção nos hemisférios norte e sul.  

O presidente do Grupo de Trabalho, Gérard Tubery, mostrou-se satisfeito com as boas perspectivas de mercado, destacando que a produção total de oleaginosas na UE-28 deverá aumentar cerca de 2,2 por cento em comparação com a campanha anterior.

O responsável é também favorável à decisão adoptada pelo grupo consultivo da UE “Cereais e oleaginosas”, no que diz respeito à criação de um instrumento de supervisão das culturas de proteaginosas e vegetais da UE-28, de forma a conhecer melhor o panorama da dependência europeia das importações, para além do próprio mercado.

Este instrumento pode também servir para avaliar a incidência directa ou indirecta de certas políticas europeias na produção agrícola da União, como pode ser a política em matéria de biocombustíveis.

Fonte: Copa-Cogeca

 
 
31-03-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares