Notícias > INE: Previsões agrícolas apontam para resposta positiva de cereais
  Voltar Imprimir
 

 

 
  INE: Previsões agrícolas apontam para resposta positiva de cereais

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), a 31 de Março, apontam para uma resposta positiva dos cereais à melhoria das condições climatéricas, com diminuição da precipitação e aumento das temperaturas, prevendo-se uma subida generalizada dos rendimentos unitários destas culturas, excepto no centeio, que deverá manter a produtividade de 2013.

 

 Nalgumas regiões, foram assinaladas dificuldades na plantação da batata, em particular na primor, com reflexo nas estimativas da área plantada, com -5 por cento face à anterior campanha.

 

No azeite, confirmam-se as previsões de uma campanha com produções historicamente elevadas, de 968 mil hectolitros, que permitem alcançar a auto-suficiência nacional do consumo deste produto.

 

Em Fevereiro de 2014 o peso limpo total de gado abatido e aprovado para consumo foi 34.804 toneladas, o que corresponde a um acréscimo de 5,7 por cento,ou seja, -2,2 por cento em relação a Janeiro, devido ao maior volume de abate registado nos ovinos, de 15,1por cento, e suínos, com mais 7,2 por cento.

 

Em Fevereiro de 2014 o peso limpo total de aves e coelhos abatidos e aprovados para consumo foi 22.337 toneladas, o que representou um decréscimo de 0,5 por cento, -0,1 por cento frente a Janeiro, resultante do menor volume de abate de perus, com -22,9 por cento.

 

INE: Boletim Mensal de Agricultura e Pescas - Abril 2014

 

Fonte: Instituto Nacional de Estatística

 
 
23-04-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares