Notícias > Culturas de cereais na Europa com bom progresso graças a um Inverno ameno
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Culturas de cereais na Europa com bom progresso graças a um Inverno ameno

Na Europa, a colheita de cereais de Inverno está em bom desenvolvimento. O Inverno ameno, com temperaturas acima da média fizeram com que a cultura desenvolve-se mais que o habitual.

 

As chuvas foram mais escassas que nos anos anteriores, mas chegaram a ser um problema, excepto em algumas partes do nordeste da França e praticamente em toda a Espanha.

 

Apesar de ainda ser muito cedo para conhecer a produção final para 2014/2015, os primeiros indícios por parte dos especialistas mostram que a colheita de trigo branco na Europa este ano será superior à campanha passada cerca de dois milhões de toneladas, até um total de 137 milhões.

 

Pelo contrário, no caso da cevada, espera-se um resultado de 56 milhões frente aos 59,6 milhões de toneladas na campanha anterior. Esta redução em mais de três milhões, dois foram perdidos devido a uma pior colheita de cevada em Espanha pela falta de chuva. Um milhão de toneladas deve-se ao Reino Unido, que esta campanha cultivou menos cevada para dedicar mais superfície ao trigo.

 

O Boletim MARS, da Comissão Europeia, prevê para um trigo branco um rendimento de 5,79 toneladas por hectares (ha), semelhante à campanha passada e superior à média dos cinco naos anteriores em 3,8 por cento. Pelo contrário, para a cevada as estimativas apontam para 4,59 toneladas por ha, um valor inferior ao período anterior em consequência da redução dos rendimentos de cevada em Espanha, mas superiores à média dos últimos cinco anos 2,2 por cento.  

 

O resultado assinalado não deixa, no entanto, de ser estimativas que podem variar segundo a evolução da campanha.

 

Fonte: Agrodigital

 
 
21-05-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares