Notícias > Estudo: Nas próximas décadas aumenta a probabilidade de meteorologia desfavorável para o trigo
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Estudo: Nas próximas décadas aumenta a probabilidade de meteorologia desfavorável para o trigo

Muitos são os factores que afectam negativamente o desenvolvimento das culturas de trigo, tais como o frio intenso; temperaturas elevadas, demasiada água, seca e geadas, entre outros.

 

Investigadores dinamarqueses usaram uma série de indicadores de 11 efeitos adversos para o trigo, no período 2051/2070, em 14 ugares de 13 países da União Europeia (UE), que cobrem as áreas mais importantes da Europa no que diz respeito ao cultivo de trigo. Os resultados mostraram que a probabilidade de ocorrer, pelo menos um acontecimento adverso, aumenta em cerca de 30 por cento, sendo que esta percentagem pode ser superior em algumas regiões da Europa.

 

Em consequência, há uma grande probabilidade para um aumento de perdas de colheitas e redução no rendimento do trigo, pelo que seria essencial desenvolver estratégias de adaptação, incluindo as variedades de trigo que tenham em conta estes possíveis efeitos climáticos.

 

O estudo foi realizado em colaboração com investigadores da Universidade dinamarquesa de Aarhus e instituições da República Checa, Finlândia, Espanha, Alemanha e Reino Unido.

 

Fonte: Agrodigital

 
 
11-06-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares