Notícias > Actividade económica na zona euro abranda em Junho
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Actividade económica na zona euro abranda em Junho

A actividade económica na região da moeda única europeia abrandou este mês, sublinhando as fragilidades da retoma europeia após a crise.

 

O índice de compras de gestores na actividade manufactureira e de serviços do euro deslizou dos 53,5 para os 52,8 em Junho, revelou a Markit Economics. Apesar do recuo do indicador, foi o 12º mês que o índice superou os 50, leitura a partir da qual há expansão da actividade.

 

Os economistas sondados pela Bloomberg esperavam uma quebra ligeira do índice para os 53,4, pelo que a evolução observada este mês foi pior do que o esperado.

 

Com a economia a dar sinais de complicação após a saída da recessão no final do ano passado, o Banco Central Europeu (BCE) apresentou no início deste mês uma série de medidas extraordinárias para impulsionar o crescimento económico.

 

«Felizmente, as recentes medidas de estímulo do BCE deverão reavivar o crescimento outra vez, algo que já é evidente o inquérito mostra entrada de capital nos novos negócios em Junho», frisou Chris Williamson, economista chefe da Markit.

 

«Mas a preocupação vai para o facto de o índice cair pelo segundo mês seguido como sinal de que a recuperação zona euro está a perder fulgor», acrescentou.

 

Fonte: Económico

 
 
23-06-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares