Notícias > Preços mundiais de lacticínios podem recuperar nos próximos seis meses
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Preços mundiais de lacticínios podem recuperar nos próximos seis meses

Os preços mundiais dos lacticínios suavizaram consideravelmente ao longo do segundo trimestre do ano, com umas quedas de 10 a 20 por cento.

 

Esta situação deve-se a uma melhoria da produção de leite em algumas regiões de exportação e diminuição das compras a termo por parte da China, de acordo com a última informação do Rabobank.

 

Prevê-se que a produção de leite desacelere significativamente no segundo semestre de 2014, como consequência de piores preços. Também para o consumo nas regiões de exportação espera-se uma melhoria lente devido ao aumento dos rendimentos dos consumidores, o crescimento de emprego e a queda dos preços a retalho. Esta melhoria na procura poderá conduzir a um progresso dos preços em finais de 2014 e início de 2015.

 

Em 2014 verificou-se um extraordinário aumento da produção de leite na União Europeia. As margens foram suficientemente altas para que muitos pecuários tenham optado por produzir acima da quota, com mais 5,46 por cento no segundo trimestre de 2014 em relação período homólogo de 2013, prevendo-se que o crescimento da produção continue a superar o consumo no mercado interno.

 

Nos Estados Unidos da América (EUA) os preços diminuíram muito menos que no mercado internacional. Contudo, aguarda-se uma maior redução no segundo semestre, devido à quebra das exportações e um maior aumento da produção interna de leite.

 

Na Nova Zelândia, a produção assinalou uma subida de 17,5 por cento frente à campanha anterior, a qual foi afectada pela seca. Também prevê-se que as exportações aumentem durante o segundo e terceiro trimestre de 2014.

 

Por último, na Austrália, o balanço para 2014/2015 é positivo para a maioria das regiões produtoras de leite, apesar dos pecuários do sul enfrentaram preços mais baixos em relação à campanha passada.

 

Fonte: Agrodigital

 
 
26-06-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares