Notícias > Ucrânia já pode exportar ovoprodutos para a UE
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Ucrânia já pode exportar ovoprodutos para a UE

As exportações de carne de aves da Ucrânia para o mercado comunitário encontram-se já em curso sendo que as exportações de ovos pasteurizados e ovos em pó podem se iniciar já no presente mês de Julho.

“Vanguard” e “Ovovstar” são as empresas produtoras de ovos que podem começar de imediato a exportar. Segundo a União Ucraniana de Avicultura, outras empresas encontram-se em fase de adaptação tecnológica para poderem iniciar a exportação.

No passado dia 23 de Abril a União Europeia (UE) aplicou de modo unilateral um acordo comercial preferencial com a Ucrânia, o qual prevê a redução dos direitos aduaneiros sobre as importações de produtos, bem como o estabelecimento de quotas para esses fornecimentos, o que irá fomentar a exportação de produtos agroalimentares por parte da Ucrânia. Não obstante, actualmente na Ucrânia só possuem autorização para exportar produtos para a UE quatro explorações avícolas e alguns fabricantes de caseína, pescado e mel.

A cota de isenção de impostos para a exportação de albumén e ovoprodutos para a UE é na Ucrânia de 1,5 toneladas/ano, o que expresso em ovos com casca se traduz em + 3 toneladas/ano, expressas em peso líquido, para ovos com casca.

Fonte: Agrodigital

 
 
22-07-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares