Notícias > Nova Zelândia pretende maior acesso ao mercado indiano de lácteos
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Nova Zelândia pretende maior acesso ao mercado indiano de lácteos

A enfrentar um cenário de mudanças governamentais e atendência de aumento nos preços do leite, a Nova Zelândia, maior exportadormundial de produtos lácteos, tem reunido esforços no sentido de garantir ummaior acesso ao mercado indiano. No topo da agenda do Diálogo sobre Lácteosentre Índia e Nova Zelândia, realizado na semana passada em Nova Deli,estiveram dados comerciais.

A companhia multinacionalda indústria de laticínios da Nova Zelândia, Fonterra Co-operative Group, apontada como o maior exportadormundial de produtos lácteos, pretendia discutir questões comerciais com membrosda indústria indiana de lácteos – cooperativas e indústrias privadas e convidouos chefes das maiores cooperativas de leite, bem como companhias privadas, paraesse diálogo.

A Fonterra abriu em 2013 um escritório na Índia e procuraexpandir sua participação nesse mercado. A cooperativa tem vendido ingredienteslácteos para clientes indianos por muitos anos agora e pretende agora conseguirum maior acesso ao mercado.

O intuito do diálogo era discutir as actuais barreiras ao comércioda Nova Zelândia com a Índia. Devido à incapacidade de chegar a um consensosobre o acesso ao mercado de lácteos, após nove tentativas de negociações, ospaíses ainda precisam de chegar a acordo acerca do livre comércio. O diálogoproposto poderá preparar terreno para uma próxima reunião de negociações.

“Permitir importações de produtos lácteos sem tarifas sob umacordo de livre comércio não é bom para os produtores indianos. Vamos resistira isso”, afirmou um oficial da federação de leite.

A Índia encontra-se entre os mercados de lácteos queapresentam maior crescimento e um rápido aumento nos preços do leite (15-17% noúltimo ano). Em 2012-201 a produção de leite foi estimada em 132,43 milhões detoneladas e a meta é alcançar as 139,67 milhões de toneladas em 2013-2014.

As exportações totais de produtos lácteos foram estimadas em mais de 33,18 bilhões de rúpias (US$ 551,15 milhões).

Fonte: ANIL / http://www.thehindubusinessline.com/ MilkPoint Brasil

 
 
07-08-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares