Notícias > Produção de vinho deverá recuar 5,7% este ano em Portugal
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Produção de vinho deverá recuar 5,7% este ano em Portugal

De acordo com o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a produção de vinho em Portugal deverá diminuir 5,7% este ano, face à campanha passada, para cerca de 5,9 milhões de hectolitros, devido a quebras de quantidade na maioria das regiões.

Em comunicado, o IVV prevê uma quebra de produção na maioria das regiões com excepção para a Península de Setúbal, os Açores, as Terras de Cister e o Algarve, “onde pode haver aumentos entre 10 e 20%, motivados por condições climatéricas favoráveis a um bom desenvolvimento vegetativo das videiras”.

Relativamente à região do Alentejo, a previsão aponta para uma produção semelhante à campanha passada, apresentando as uvas “um bom aspeto sanitário”, enquanto a quebra de produção mais acentuada deverá acontecer na região das Terras do Dão, com uma estimativa de menos 25% face à campanha anterior.

Na Madeira, no Minho, no Douro e Porto bem como nas regiões da Beira Atlântico e Terras da Beira espera-se uma redução de 10% na produção, sendo que em Trás-os-Montes a quebra poderá mesmo chegar aos 15% e nas regiões do Tejo e de Lisboa deverá situar-se nos 5%.

Segundo o IVV, na maioria das regiões onde se perspetiva uma quebra de produção as vinhas foram “afectadas por vários agentes, destacando-se o míldio e o oídio, que se desenvolveram devido a condições climáticas adversas”.

Tutelado pelo Ministério da Agricultura e do Mar, o IVV é um instituto público cuja missão é controlar a organização institucional do sector vitivinícola, auditar o sistema de certificação de qualidade, acompanhar a política comunitária e preparar as regras para a sua aplicação, além de participação na coordenação e supervisão da promoção dos produtos vitivinícolas.

Fonte: Oje / Lusa

 
 
13-08-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares