Notícias > Apicultura. Será Portugal um oásis?
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Apicultura. Será Portugal um oásis?

Desde 2010 que a população das abelhas autóctones tem crescido

Em Portugal estão registadas oficialmente 566 793 colmeias, que pertencem a 16 774 apicultores. Segundo dados fornecidos pela Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), este número tem tido uma evolução positiva desde 2010, ano em que existiam menos 4236 colmeias em território nacional.

Manuel Gonçalves, presidente da direcção da FNAP, explicou que o equilíbrio do habitat das abelhas depende de vários os factores, mas que Portugal apresenta condições excepcionais que ajudam a fugir à tendência de diminuição dos outros países. "No nosso país, a apicultura é maioritariamente feita em áreas não cultivadas ou de agricultura não intensiva, explorando maioritariamente recursos silvestres, ou seja, as fontes de néctar e pólen que as abelhas exploram para produzir não são plantas cultivadas", explicou. A isto acresce "uma prática apícola assente na utilização da abelha autóctone, adaptada às condições naturais da península".

Os resultados do primeiro programa de vigilância de colmeias do Laboratório de Referência da União Europeia para a Saúde das Abelhas, em França, mostram contudo que Portugal, não estando na zona vermelha, também não se encontra no grupo de países menos afectados. Foram recolhidas amostras em mais de 30 mil colmeias entre 2012 e 2013 e descobriu-se que a taxa de mortalidade das abelhas é elevada sobretudo na Bélgica (33,6%), no Reino Unido (28,8%) e na Suécia (28,7%). Portugal por seu turno surge no pelotão laranja, com uma taxa de mortalidade de 14,8%, igual valor ao da Polónia. A Letónia lidera o grupo com 15,3%, seguido da Alemanha (13,6%). Os valores mais baixos foram registados em Itália (5,3%), na Lituânia (3,5%) ou na Grécia, com uma taxa de mortalidade de 6,6%.

Fonte: iOnline

 
 
19-08-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares