Notícias > Vendas no comércio a retalho com evolução positiva em Julho
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Vendas no comércio a retalho com evolução positiva em Julho

O índice de vendas no comércio a retalho registou uma variação homóloga positiva de 1,0% em Julho, enquanto o emprego, as horas trabalhadas e as remunerações evoluíram 0,2%, -0,5% e 1,2%, respetivamente, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Em Junho, a variação homóloga das vendas no comércio a retalho havia sido negativa em 0,5%, sendo que nos índices de emprego, horas trabalhadas ajustadas de efeitos de calendário e remunerações foi de 0,1%, -2,2% e 1,8%, pela mesma ordem.

Segundo o INE, a variação do índice de volume de negócios no comércio a retalho foi determinada pelo índice do agrupamento de produtos não alimentares, que passou de uma taxa de variação homóloga de 0,9% em Junho para 2,8% no mês seguinte.

Já o índice do agrupamento de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga de -1,3% (-2,3% em Junho).

Face ao mês anterior, o índice de volume de negócios no comércio a retalho, deflacionado, registou um aumento de 2,6% em Julho (variação de -1,8% no mês anterior).

Em termos nominais, o índice agregado apresentou uma diminuição homóloga de 2,4% em Julho (variação de -2,7% em Junho).

Relativamente ao índice de emprego no comércio a retalho, a variação homóloga de 0,2% em Julho correspondeu a uma taxa de variação mensal de 1,3% em Julho (variação de 1,1% no mesmo mês de 2013).

No que diz respeito ao índice de remunerações no sector, registou um aumento de 1,2% em termos homólogos em Julho e uma queda de 1,4% face ao mês anterior (-0,8% em julho de 2013), enquanto o volume de trabalho, avaliado pelo índice de horas trabalhadas ajustado de efeitos de calendário, diminuiu 0,5% em julho em termos homólogos e apresentou uma taxa de variação mensal de 1,1% (-0,5% verificada em igual período de 2013).

Fonte: ANIL / Lusa / www.noticiasaominuto.com

 
 
01-09-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares