Notícias > Surto de gripe das aves detectado em Inglaterra e na Holanda
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Surto de gripe das aves detectado em Inglaterra e na Holanda

Foram esta semana detectados surtos de gripe das aves em Inglaterra e na Holanda, pelo que, a Comissão Europeia anunciou já um conjunto de medidas preventivas, por forma a evitar a propagação para outros países.

A variante detectada numa quinta a sul de Amesterdão, na Holanda, é a mais contagiosa, a H5N8. No aviário em questão encontravam-se 150 mil aves que serão agora abatidas de acordo com as regras europeias. A Comissão Europeia irá indicar as zonas onde foi detectado o vírus, de onde será proibido vender aves, ovos e rações para outros Estados-membros e outros países.

Entretanto, também as autoridades britânicas confirmaram que foi detectado um surto de gripe das aves numa quinta de criação de patos em Inglaterra. Segundo o Departamento do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do país, o risco para a população “é muito baixo”.

As autoridades britânicas explicam que o vírus identificado se trata do H5 e não da estirpe H5N1, uma das mais graves e que tem sido fonte de preocupação nos últimos anos.

Entretanto, a Comissão Europeia aconselha o abate das aves das explorações afectadas e o estabelecimento de zonas de protecção e vigilância, bem como a tomada de medidas sanitárias, que incluem a limpeza e desinfecção dos espaços de produção.

Fonte: Vida Rural

 
 
20-11-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares