Notícias > AICEP reforça presença em 28 países
  Voltar Imprimir
 

 

 
  AICEP reforça presença em 28 países

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Miguel Frasquilho, levou a cabo uma remodelação da rede do organismo público responsável por captar investidores estrangeiros. Miguel Frasquilho reforçou a presença em 28 mercados. Em 16 economias será alargado o número de delegados e noutros 12 países será a primeira vez que a agência terá presença, como Timor-Leste e Guiné Equatorial, por exemplo.

Num encontro com jornalistas, Miguel Frasquilho sublinhou que a reformulação da rede pretende melhorar a eficiência da AICEP, tendo sido estudados os fluxos de investimento dos vários países e quais apresentavam mais potencialidades de crescimento.

Com a realocação dos recursos - cerca de 100 delegados espalhados pelo mundo - esperam-se mais resultados quer na atracção de novos investimentos quer na retenção dos que já estão no país. O presidente da AICEP encontra-se optimista “Nota-se um retorno da credibilidade no pós-troika. Há um aumento de empresas exportadoras e mais diversificação”, realçou. Uma das apostas será a presença em São Francisco, para assegurar a proximidade com o centro empresarial e tecnológico de Silicon Valley.

Também o eixo Pacífico da América Latina será reforçado, tal como o Golfo da Guiné, no Golfo Pérsico, na Índia e na China. “Sem fechar agências, a presença em mais mercados faz-se com ganhos de produtividade. Há restrições orçamentais”, justificou.

Em paralelo com o reforço da rede, a AICEP irá ainda criar uma nova figura: especialistas seniores em captação de investimento, em pontos estratégicos da América, Europa e Ásia. “São regiões mais maduras onde os contactos podem ser mais de cariz técnico. Outros mercados precisam também de portas abertas por via política”, concluiu.

Fonte: ANIL / Jornal SOL

 
 
24-11-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares