Notícias > Comércio de produtos lácteos deverá aumentar
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Comércio de produtos lácteos deverá aumentar

O Índice de Preços dos Lácteos da FAO ficou em média em 184,3 pontos em Outubro, 3,5 pontos (1,9%) abaixo de Setembro e 66,8 pontos (26,6%) abaixo que os números do ano passado. As cotações para manteiga e o leite em pó inteiro e desnatado caíram, enquanto as dos queijos ficaram inalteradas.

A queda de Outubro foi o oitavo declínio mensal consecutivo, trazendo o índice para o valor mais baixo desde Agosto de 2012.

Panorama comercial

O comércio dos produtos lácteos deverá aumentar 4,8% em 2014, para 72,1 milhões de toneladas de leite equivalente. Os três principais países exportadores, Nova Zelândia, União Europeia (UE) e Estados Unidos, que juntos representam 65% do comércio, deverão registar um aumento nas vendas na ordem dos 7% em 2014.

A Ásia continua a ser o principal centro de aumento na procura internacional, com um aumento substancial das compras previstas para a China, Arábia Saudita, Malásia, Vietname e Tailândia. A China, em particular, deverá registar um forte crescimento, com um aumento de 24% projetado. Outros países deste continente, como sendo Indonésia, Filipinas, Singapura, Japão e Emirados Árabes Unidos, continuam a ser mercados importantes, mas não se esperam aumentos ao nível das suas importações e, em alguns casos, pode declinar.

A queda nos preços internacionais estimulou a procura por parte de África, após as compras fracas nos dois anos anteriores. No que concerne aos principais importadores, deverão apresentar crescimento a Argélia, Egipto e Gana.

A maior produção doméstica na América Latina e nas Caraíbas poderá deslocar as importações do México e do Brasil, enquanto a Venezuela deverá aumentar substancialmente o seu nível de compras internacionais. Finalmente, as importações pela Rússia deverão cair, previsivelmente até 10% para o ano todo, após o embargo introduzido em Agosto último sobre as importações de produtos lácteos da Austrália, Canadá, UE, Noruega e Estados Unidos.

Fonte: ANIL / Milkpoint

 
 
18-12-2014
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares