Notícias > O fim das quotas leiteiras e GlobalDairyTrade
  Voltar Imprimir
 

 

 
  O fim das quotas leiteiras e GlobalDairyTrade

Devido à abolição das quotas leiteiras da União Europeia (UE), a plataforma de leilões, GlobalDairyTrade (GDT), acredita que se tornará mais “atrativa” para as companhias de laticínios.

O sistema de quotas de produção de leite da UE, deverá ser abolido já em Abril do presente ano, tendo sido introduzido em 1984 para resolver o problema de excesso de produção.

Por este sistema, cada um dos 28 Estados Membros tinha duas quotas – uma para a entrega à transformação e outra para vendas directas a nível da exploração. Os Estados Membros que excedessem a quota tinham a obrigação de pagar uma penalização.

Ora, após a remoção das quotas a produção de leite, na UE, deverá aumentar de forma significativa ao longo dos anos, esperando o GDT que o interesse da sua plataforma de leilões cresça de acordo com este aumento.

O diretor do GDT, Paul Grave, referiu que a plataforma tem um papel crítico “à medida que a produção de leite continua a crescer na Europa durante o próximo ano, antecipamos que as companhias de laticínios verão o GDT como um canal atrativo de vendas online, que honra os métodos tradicionais existentes de vendas e apresenta os preços através de um mercado global competitivo”.

Estabelecido em 2008 pela gigante do setor de laticínios da Nova Zelândia, Fonterra, o GDT é uma plataforma de leilão para commodities lácteas que comercializam internacionalmente, incluindo no leilão a gordura anidra do leite, manteiga, cheddar, lactose, leite em pó magro, soro de leite em pó e leite em pó inteiro.

Actualmente, além da Fonterra vendem na plataforma do GDT a Amul (Índia), Arla Foods (Dinamarca), DairyAmerica (EUA), Euroserum (França), Land O'Lakes (EUA), Murray Goulburn (Austrália) e Molkerei Ammerland (Alemanha).

Fonte: ANIL / Dairy Reporter / Milkpoint

 
 
12-01-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares