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  Aumento no índice de confiança dos consumidores

A sombra do pessimismo regressou à Europa embora Portugal se tenha erguido numa das grandes excepções ao aumentar o índice de confiança dos consumidores até aos 55 pontos (+ 2 p.p.) no último trimestre de 2014.

É o segundo trimestre consecutivo em que o país regista uma subida, de acordo com a conclusão do mais recente Estudo Global de Confiança dos Consumidores, elaborado pela consultora Nielsen.

Segundo o estudo, Portugal é uma das 12 excepções do Velho Continente onde a confiança aumentou em relação ao terceiro trimestre, enquanto em duas dezenas de mercados este índice retrocedeu. Na realidade, a confiança passou de 78 para 76 pontos.

Este aumento da confiança dos portugueses encontra-se relacionado com a evolução positiva do desemprego no País. “No terceiro trimestre de 2014, últimas informações disponíveis, a taxa de pessoas desempregadas em Portugal caiu até aos 13,1 %, o que representou a sexta descida consecutiva e o nível mais baixo desde o terceiro trimestre de 2011. Estes factores permitem que a confiança em Portugal tenha melhorado substancialmente num ano, passando dos 44 pontos do último trimestre de 2013 para os já referidos 55 do fecho de 2014”.

Este número, no entanto, “não é suficiente para os portugueses deixarem de encarar com preocupação o mercado de trabalho”, sublinha a mesma fonte. Mais concretamente, “nove em cada dez pessoas considera que as perspectivas profissionais para os próximos doze meses são más ou não muito boas, face aos 10% que se mostra confiante que irá viver um bom ano a nível profissional”.

Fonte: Hiper Super

 
 
30-01-2015
       
 
   
 
 
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