Notícias > O preço é o principal factor na escolha dos bens alimentares a comprar
  Voltar Imprimir
 

 

 
  O preço é o principal factor na escolha dos bens alimentares a comprar

A maioria dos consumidores opta pelas compras nos hipermercados, em busca de preços mais baixos, revela um inquérito realizado pela DECO a cerca de 2 mil consumidores, que evidencia também que o excesso de químicos e o receio de doenças transmitidas pelos alimentos são as principais preocupações em matéria de segurança alimentar.

Sete em cada dez inquiridos optam pelo hipermercado para fazer as suas compras. O preço é de longe o fator que mais contribui para a escolha deste tipo de estabelecimento (80% dos casos), seguido da proximidade, da variedade e da maior oferta de produtos mais baratos.

O preço sobrepõe-se a outros aspetos como a procura de produtos biológicos ou de comércio justo. Um quinto dos consumidores opta com frequência por produtos em promoção, de venda rápida (perto do fim do prazo), sendo que dois terços têm o hábito de comprar grandes embalagens, com várias unidades. Logo após o preço, procuram um alimento saudável e saboroso (79% e 74%, respetivamente).

O inquérito foi realizado entre setembro e novembro de 2014, junto de uma amostra aleatória de consumidores entre os 25 e os 74 anos, tendo como principal objetivo perceber como é efectuada a escolha do local das compras e os alimentos consumidos. Ao todo, participaram no estudo 1725 consumidores.

Fonte: DECO / ANIL

 
 
26-03-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares