Notícias > Produtores de pêra rocha esperam quebra de 50 por cento
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Produtores de pêra rocha esperam quebra de 50 por cento

A produção de pêra rocha deverá ter este ano uma quebra de 50 por cento, ficando-se pelas 110 mil toneladas, mas, em contrapartida, a qualidade do fruto é superior, segundo produtores que receberam a visita da ministra da Agricultura.

«Vai-se perder cerca de 50 por cento da produção», afirmou João Alves, produtor de pêra rocha no Bombarral, referindo que a produção nacional se cifra normalmente nas 220 toneladas.

A previsão foi transmitida à ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, durante uma visita a um pomar de cerca de 70 hectares de pêra rocha, na Quinta da Freiria, na freguesia do Pó, no concelho do Bombarral, onde ouviu as preocupações dos agricultores.

«É uma perda muito significativa» que, explicou João Alves, vai retirar aos produtores «rendimento que era fundamental para que eles pudessem continuar a investir» para responder a um mercado «cada vez mais exigente».

Ainda assim, a quebra não retira à pêra o título de «estrela da agricultura portuguesa» atribuído pela ministra, que realçou o facto de, apesar de o ano estar «a correr menos bem», a fruta estar «melhor do que o ano passado», com mais açúcar e mais qualidade, o que «significa que também ao nível do preço será mais valorizado».

A diminuição da produção vai, segundo os produtores, obrigar a «algum equilíbrio» para garantir o mercado nacional e os contratos externos, já que 50 por cento da produção é destinada a exportação.

Fonte: Lusa

 
 
20-08-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares