Notícias > Receita de exportação do cacau em São Tomé baixou 44,4 por cento no primeiro semestre
  Voltar Imprimir
 

 

 
  Receita de exportação do cacau em São Tomé baixou 44,4 por cento no primeiro semestre

São Tomé e Príncipe exportou no primeiro semestre apenas 803 toneladas de cacau, principal fonte de receita em divisas, correspondendo pouco mais de 1,9 milhões de euros, revelou o Instituto Nacional de Estatística do país.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) faz uma comparação com as exportações do mesmo período do ano passado e concluiu que se registou uma «quebra acentuada» de 44,4 por cento nas receitas de exportação.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística de São Tomé e Príncipe, a exportação de bens de forma geral atingiu no primeiro semestre deste ano pouco mais de 2,3 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 30,4 por cento face ao registado em 2014. Nessa altura o arquipélago exportou cerca de 3,4 milhões de euros. A diminuição nas exportações é atribuída a baixa produção e exportação do cacau.

Entre os países que mais se destacam na importação dos produtos são-tomenses constam a Bélgica, Espanha, Países Baixos e Itália com um valor total das exportações estimado em 78,5 por cento.

O Instituto São-tomense de Estatística revela ainda que a importação também apresentou um valor negativo de quatro por cento. O défice da balança comercial durante o primeiro semestre deste ano também registou um decréscimo de 2,3 por cento, enquanto a taxa de cobertura das importações pelas exportações situou-se em 4,4 por cento, contra os 6,1 por cento em 2014.

Ainda sobre as importações, de Janeiro a Junho deste ano, o que São Tomé e Príncipe mais importou são os combustíveis, materiais agrícolas e alimentares que representam no seu conjunto 64,8 por cento do total das importações.

Quanto as importações dos produtos alimentares, destacam-se o arroz com 4.901,1 toneladas, seguindo-se a farinha de trigo com 2.888,6 toneladas e o açúcar com 769 toneladas.


Fonte: Lusa

 
 
21-08-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares