Notícias > CE propõe aumento das exportações de azeite da Tunísia
  Voltar Imprimir
 

 

 
  CE propõe aumento das exportações de azeite da Tunísia

A Comissão Europeia adoptou a proposta legislativa para aumentar temporariamente o acesso do azeite proveniente da Tunísia no mercado comunitário.

A Comissão propõe que de 01 de Janeiro de 2016 a 31 de Dezembro de 2017 seja apicada uma nova quota anual de importação sem tarifas de 35 mil toneladas de azeite da Tunísia. Esta quota seria adicional à já existente de 56.700 toneladas sem tarifa sob o Acordo de e Parceria União Europeia-Tunísia.

O objectivo é ajudas a Tunísia a recuperar da situação critica que atravessa devido aos atentados terroristas sofridos. É muito louvável por parte da Comissão Europeia querer ajudas um país em dificuldades, mas deve-se ter em conta se a Comissão avaliou o impacto que a mesma pode ter no sector do azeite comunitário.

Nos últimos meses as exportações da Tunísia dispararam no mercado da União Europeia, Entre Novembro de 2014 e Agosto de 2015 superaram as 286 mil toneladas, o que gerou rendimentos superiores a 8.200 milhões de euros, segundo dados do governo tunisino, que prevê este valor para toda a campanha.

O motivo deste forte aumento foi a grande redução da produção de azeite em Espanha e Itália para esta campanha de 2014/2015, pelo que ambos os países viram-se obrigados a recorrer à importação, em especial no mercado tunisino. De Outubro de 2014 a Maio de 2015, verificou-se um crescimento nas exportações de azeite da Tunísia para Espanha em mais 1.270 por cento e para Itália em mais 326 por cento, comparando com o mesmo período da campanha anterior.

Desde meados de Dezembro passado, os preços da Tunísia do azeite são inferiores aos de Espanha e Itália. Em finais de Agosto, o preço na Tunísia era de 4,13 euros o quilo frente aos 4,19 e 5,53 em Espanha e Itália, respectivamente.

Fonte: Agrodigital

 
 
18-09-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares