Notícias > INE: Quebra na produtividade da pêra mas aumentos nos rendimentos da maçã, uva para vinho e pêssego
  Voltar Imprimir
 

 

 
  INE: Quebra na produtividade da pêra mas aumentos nos rendimentos da maçã, uva para vinho e pêssego

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística, em 31 de Agosto apontam para uma redução muito significativa da produtividade da pêra, e -45 por cento face a 2014, devido ao mau vingamento dos frutos e de graves problemas fitossanitários.


Em sentido contrário, estimam-se aumentos nos rendimentos unitários da maçã, de mais 20 por cento, da uva para vinho, de mais oito por cento e na produção de pêssego, com mais cinco por cento.

Nas culturas de Primavera/Verão prevêem-se aumentos na produtividade do tomate para a indústria, com um total de 95 toneladas por hectares, o que supõe mais 35 por cento, e do arroz mais cinco por cento.

Em relação ao milho de regadio, este deverá registar uma redução de cinco por cento no rendimento unitário, com uma situação semelhante na batata, com quebras no regadio menores que as no sequeiro, de -10 e -50 por cento, respectivamente.

Para a produção de leite e produtos lácteos, o Instituto Nacional de Estatística (INE) adianta que a recolha de leite de vaca foi 166,3 mil toneladas, o que representou um aumento de 3,8 por cento, mais 5,2 por cento em relação a Junho. O volume total de produtos lácteos teve um decréscimo de 13,0 por cento, mais 1,9 em Junho, devido aos menores volumes de produção de leite para consumo, de acordo com o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas do INE.

Fonte: Instituto Nacional de Estatística

 
 
29-09-2015
       
 
   
 
 
home
Página de Entrada
 
Opinião
 
Links Úteis
 
Pesquisa
 
Mapa do Sítio
     
Intranet  
 
Username:
 
 
Password:
 
     
   
Entrada    ::    OMAIAA    ::    Publicações    ::   Mercados   ::   O Seu Olhar    ::    Notícias    ::    Contactos
Copyright 2011 © Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares